quarta-feira, junho 15, 2016

PROJETO URBANIDADE E PROATIVIDADE NA CIDADE DO SÉC. XXI

Caros, retomamos nossas atividades no ARQUITETURA URBANA por uma causa nobre, difundir o projeto URBANIDADE E PROATIVIDADE NA CONSTRUÇÃO DA CIDADE DO SÉCULO XXI. Trata-se de pesquisa ora em desenvolvimento na faculdade de Arquitetura da UFPI, coordenada pela Prof. Angela Braz e com a participação da Prof. Nadja Soares e dos alunos Igor Alves de Almeida (Monitor), Camila de Sousa Ferreira, David Teles de Carvalho Santos, Rayssa Guimarães Santos e Marina Sampaio de Vasconcelos.

Fonte: http://proativa21.com.br/blog/2012/05/acoes-de-ciclistas-chama-atencao/

Tendo em vista que o processo de urbanização transforma o ambiente e o ser humano em grandes vítimas do progresso, este projeto busca uma forma de minimizar seus impactos negativos. Com a intenção de difundir conceitos como urbanidade e proatividade, realiza mostra de vídeos, debates e oficina de ideias sobre ações de revitalização ambiental e cultural, em escolas de ensino médio da rede pública.

Levando em conta o poder multiplicador que estes alunos tem junto ao seu círculo familiar e de amigos, o projeto pretende conscientizá-los que ações proativas, individuais ou coletivas, podem transformar as cidades em “lugares” melhores. Nosso maior objetivo é estimular estes alunos à criar e concretizar ideias transformadoras do espaço público que desfrutam no cotidiano.

Como resultado, sob a ótica da apropriação, do pertencimento e da identidade urbana, a pesquisa espera:
  • incentivar os alunos da rede pública à expor sua forma de olhar o espaço público;
  • estimular os alunos da rede pública a se tornarem elementos ativos na construção da cidade;
  • mostrar aos alunos da arquitetura que a interferência dos planejadores urbanos no processo de urbanização com vistas ao desenvolvimento urbano além de requerer uma visão coletiva da cidade, também deve levar em conta o que a cidade tem de melhor: - o senso de vida em comunidade e a importância do espaço urbano como elemento determinante na construção da relação entre pessoas.

ATIVIDADES NAS ESCOLAS:
Exibição de documentários sobre ações proativas
Experimentação do espaço público para identificar as tendências naturais do local
Oficina de proposição de ideias
Elaboração de vídeos sobre as experiências pessoais dos alunos da rede pública

Nenhum comentário:

Postar um comentário