Caros,
retomamos nossas atividades no ARQUITETURA URBANA por uma causa nobre, difundir o projeto URBANIDADE E PROATIVIDADE NA CONSTRUÇÃO
DA CIDADE DO SÉCULO XXI. Trata-se de pesquisa ora em desenvolvimento na faculdade de Arquitetura
da UFPI, coordenada pela Prof. Angela Braz e com a participação da Prof. Nadja
Soares e dos alunos Igor Alves de Almeida
(Monitor), Camila de Sousa Ferreira, David Teles de
Carvalho Santos, Rayssa Guimarães Santos e Marina Sampaio de Vasconcelos.
Fonte: http://proativa21.com.br/blog/2012/05/acoes-de-ciclistas-chama-atencao/
Tendo em vista que o
processo de urbanização transforma o ambiente e o ser humano em grandes vítimas
do progresso, este projeto busca uma forma de minimizar seus impactos negativos. Com a intenção de difundir conceitos como urbanidade e proatividade, realiza mostra de vídeos, debates e oficina de ideias
sobre ações de revitalização ambiental e cultural, em escolas de ensino médio
da rede pública.
Levando em conta o poder multiplicador que estes alunos tem junto ao seu círculo familiar e de amigos, o projeto pretende conscientizá-los que ações proativas, individuais ou coletivas, podem transformar as cidades em “lugares” melhores. Nosso maior objetivo é estimular estes alunos à criar e concretizar ideias transformadoras do espaço público que desfrutam no cotidiano.
Como resultado, sob a ótica da apropriação, do pertencimento e da identidade urbana, a pesquisa espera:
Levando em conta o poder multiplicador que estes alunos tem junto ao seu círculo familiar e de amigos, o projeto pretende conscientizá-los que ações proativas, individuais ou coletivas, podem transformar as cidades em “lugares” melhores. Nosso maior objetivo é estimular estes alunos à criar e concretizar ideias transformadoras do espaço público que desfrutam no cotidiano.
Como resultado, sob a ótica da apropriação, do pertencimento e da identidade urbana, a pesquisa espera:
- incentivar os alunos da rede pública à expor sua forma de olhar o espaço público;
- estimular os alunos da rede pública a se tornarem elementos ativos na construção da cidade;
- mostrar aos alunos da arquitetura que a interferência dos planejadores urbanos no processo de urbanização com vistas ao desenvolvimento urbano além de requerer uma visão coletiva da cidade, também deve levar em conta o que a cidade tem de melhor: - o senso de vida em comunidade e a importância do espaço urbano como elemento determinante na construção da relação entre pessoas.
ATIVIDADES NAS ESCOLAS:
Exibição de
documentários sobre ações proativas
Experimentação do espaço
público para identificar as tendências naturais
do local
Oficina de proposição de
ideias
Elaboração de vídeos
sobre as experiências pessoais dos alunos da rede pública
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